Fraturas


Ocasionalmente um hamster pode quebrar um osso ou sua cauda devido a uma queda, mesmo estando na gaiola. Freqüentemente o acidente ocorre durante a noite e não é testemunhado, mas na manhã seguinte pode-se ver o hamster mancando ou com a cauda dobrada.

Se o hamster realmente caiu e se machucou, ele pode também estar em choque. Nesse caso, será preciso tratamento imediato. Infelizmente, por causa do seu tamanho pequeno, não é possível engessar o osso quebrado do hamster (mesmo porque ele mastigaria o gesso até arrancá-lo). Então o osso é deixado para que se cure naturalmente.
http://lullaby-land.com/journal/wp-content/uploads/2009/12/cinzamachucado.jpg
Hamster com a patinha quebrada

É aconselhável que o exercício físico seja reduzido ao máximo durante o período de recuperação, por isso deve-se retirar a roda da gaiola. É recomendável, colocar o hamster em terrario, para impedi-lo de escalar as grades.



Pão molhado em leite ou biscoitos de cachorro (no sabor cálcio ou vegetais) podem auxiliar na calcificação dos ossos.
Às vezes, um osso quebrado pode resultar em uma fratura exposta. Nesse caso deve-se levar o hamster ao veterinário, pois ele pode precisar tomar antibióticos para prevenir uma infecção. Em alguns desses casos o veterinário pode considerar necessário dar pontos ou recolocar o osso no lugar.

Embora a fratura leve de 1 a 2 semanas para sarar, o hamster pode ficar ligeiramente manco ou curvado, e sua cauda dobrada. Não é preciso se preocupar, pois isso não é motivo de desconforto para o hamster, que logo estará adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário